As expressões portuguesas dos nossos avós!

Olá amigos!

É comum vermos ainda hoje algumas expressões portuguesas ditas pelos nossos avós. Então decidimos registar algumas dessas expressões.

Então! Que fazes? - "Amanhando uma pouca de terra"
Que vais semear? - Umas batatas e umas couves.




Vai chover!
Falta faz! Vou-me embora.
Pôr a mesa.
Traz-me uma colher.
Faz uns exercícios rapaz!
Mais ou menos.
Vai à escola.
Que tal estás? Boa viagem.
Recolhe as tuas coisas.
Então filho?!
Há quanto tempo filho!
Então, que queres?
Eu tenho uma pomba negra.
Eu tenho um cão.
Um copo de água.
Senta-te na cadeira.


A turma do 5º e 6º ano de San Benito de La Contienda

As palavras portuguesas dos nossos avós!

Olá amigos!

Queremos partilhar convosco a pesquisa que fizemos, na aldeia de San Benito, sobre as palavras portuguesas que os nossos avós ainda utilizam . Algumas já as conhecíamos, outras não.



As palavras são:

Ceroilas, filha, menino, rapaz, rapariga, então, arranhar, vila, ouvir, televisão, grão, toucinho, presunto, pomba, coelho, cavalo, vento, limão, filho, magra, maçãs, faca, garfo, monte, erva, coitadinha, nuvem, luvas, lume,...



Continuaremos a nossa pesquisa, para que esta lista cresça. O nosso objectivo é fazer um mini glossário com todas as palavras que ainda se utilizam nas aldeias de Olivença.

Carnaval em S. Benito

Olá amigos!
Queremos convidar-vos para virem até S. Benito, no próximo Sábado dia 9 de Fevereiro às 17h, para assistirem ao nosso desfile de Carnaval. E no Domingo, dia 10 ao enterro da Sardinha. Aconselho-vos a aparecerem mascarados. Vai ser muito divertido! Vaomos ter insufláveis para as crianças saltarem e uma jaula com bolas, com colchoes insufláveis e muitas outras diversoes. E para terminar vamos ter caldeirada de borrego e refrigerantes.
Apareçam! Beijinhos:):):)