Revolução dos Cravos

O que aconteceu no 25 de Abril de 1974?



Antes do dia 25 de Abril de 1974, Portugal vivia num regime de ditadura. Os portugueses andavam tristes e com medo.
Durante mais de 40 anos, Salazar foi Primeiro Ministro e, logo a seguir, Marcelo Caetano. O país não sabia o que era uma democracia, e como não se realizavam eleições livres ficavam sempre os mesmos no poder. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. E se alguém falasse mal dos políticos que governavam o país, eram presos e torturados pela polícia política chamada PIDE.
Com a revolução do 25 de Abril de 1974, muitas coisas mudaram em Portugal. Acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a viver em liberdade. Podiam falar de tudo e de todos sem serem repreendidos pela polícia.
Na madrugada de 25 de Abril, os militares tomaram conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, especialmente do aeroporto, da rádio e da televisão portuguesa.
As forças do MFA (Movimento das Forças Armadas), lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiava Marcelo Caetano, o actual Primeiro Ministro. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
Como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu cravos vermelhos aos militares que os puseram nos canos das armas.


A música assumiu grande importância no decorrer do processo revolucionário. "E depois do adeus" e "Grândola Vila Morena", foram as "senhas" que deram início à Revolução. Deixamos-vos as duas canções emblemáticas que marcaram esta época.





Posted in Etiquetas: |

0 comentários: